FUNBAI APOIA O SEMINÁRIO: CAPOEIRA E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

12/04/2012 23:28

quinta-feira, 12 de abril de 2012

 
 
PERIODO DE INSCRIÇÃO: de 20 de abril a 02 de junho de 2012.
CONTATO: (86) 9492-9252 ou 3223-0806
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: Teresina - PI
 
OBS.: AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS! CONTUDO, AS DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM É POR CONTA DE CADA PARTICIPANTE.

APRESENTAÇÃO

 
A capoeira é uma expressão da cultura brasileira, que ao longo de sua história assumiu várias configurações passando de luta pela liberdade no Brasil Colonial, prática criminosa no Brasil República, sendo finalmente reconhecida como prática esportiva e cultural a partir do Estado Novo.

Na atualidade a capoeira expandiu-se de tal forma que tem se constituído numa prática educativa e de inclusão social voltada para desenvolvimento físico, pessoal e social de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, em contextos étnicos e sócio-econômicos diversos, não só no Brasil, mas também noutros países.

Para pensar esse contexto atual em que emergem novos desafios à capoeira, em suas múltiplas dimensionalidades, é que se propõe o SEMINÁRIO CAPOEIRA E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE, para oportunizar à comunidade a refletir no entorno das seguintes questões: Que fundamentos balizam a prática da capoeira na contemporaneidade? Como responder a demandas tão diversas a partir da capoeira? Estaria a capoeira perdendo sua identidade no diálogo com a diversidade? Quais os desafios para tornar-se mestre de capoeira nos dias atuais?

OBJETIVOS

  • Refletir acerca da história e fundamentos da capoeira enquanto expressão da cultura brasileira.
  • Contribuir para a construção de conhecimento acerca da história do Piauí a partir dos relatos autobiográficos de professores e mestres.
  • Identificar as contribuições da prática da capoeira para o desenvolvimento integral do ser humano.
  • Refletir acerca dos desafios para a prática da capoeira na contemporaneidade.

META

  • 120 pessoas
PÚBLICO

  • Moniores dos programas sociais e educacionais (PETI, Mais Educação, Segundo Tempo, Pró Jovem Adolescente, etc.) Praticantes de capoeira, educadores, pesquisadores e simpatizantes.
CARGA HORÁRIA

  • 16 horas/aula