Meninas bailarinas
Por: Larissa Barbosa Alves*
Falar sobre sonhos e realizações implica em acreditar que para serem conquistados se faz necessário lutar por eles, sendo que está luta muitas vezes depende de alguém que os incentive e os apóie. Por tanto a Fundação Barão de Itararé (FUNBAI) realiza um papel importante na comunidade Frei Damião e demais bairros de Teresina, pois a sua virtude está em fazer acontecer os sonhos de alguns adolescentes e crianças que praticam balé nesta instituição, sem esquecer-se de suas famílias.
Como falar dessas meninas que a cada dia se ver num palco de sucesso? Como descrevê-las?
Posso rabiscar umas pequenas linhas a respeito delas, pois presencio seus desempenhos em aprender e a sonhar. São crianças e adolescentes que todos os dias saem da sua casa para aprender a dançar, uma dança suave e com movimentos que encantam qualquer ser que os assiste. Cheias de magia, de belezas e de sorrisos, elas trazem na sua essência a vontade de vencer e de oferecer para suas famílias uma vida mais digna para viver.
Vencer não somente na profissão, mas vencer na vida, derrubar os obstáculos, seguir sempre em frente, conquistar o mundo, encantar a sociedade, maravilhar-se com a comunidade e ser um orgulho para a família. São meninas que muitas delas nem a sapatilha possuem, outras nem meias e muitas delas nem a roupa têm, mas estão sempre no salão dançando com seus pezinhos descalços, com suas vontades de crescer, ser alguém especial na vida.
Não há palavras para descrever essas meninas, nem tão pouco, linhas que cabem numa folha, elas são exemplos de vida para nós, pois seu desejo de conquistar os seus sonhos e de realizá-los se resume num pequeno universo: A FAMÍLIA.
SOU PEQUENA, SOU CRIANÇA, SOU SORRISO E SOU ENCANTO, QUANDO NAS PONTAS DOS DEDOS ME LEVANTO, SINTO-ME A VOAR; NESTE VÔO MEUS SONHOS VOU BUSCAR, E ESTES VOU REALIZAR, POIS NESTA REALIZAÇÃO OUÇO DE LONGE A FORÇA DA MULTIDÃO, SÃO SEUS APLAUSOS, QUE COM MINHA DANÇA CONQUISTOU CORAÇÕES.
*Estagiária de Serviço Social/Instituto Camillo Filho.